Entrevista para a Revista VERO

PELO FIM DOS OBSTÁCULOS!
 
Jovem empresário cria empresa para promover inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho.
 
Formado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), João Lopes Alves, 29 anos, chegou a trabalhar com publicidade e marketing com empresas de médio e grande porte. Apesar do êxito da profissão, ainda lhe faltava algo. Seu objetivo maior sempre foi empreender no campo social - e assim, poder conciliar o lucro com impacto positivo. De uma conversa com o pai surgiu a ideia de auxiliar portadores com deficiência a entrar no mercado de trabalho pela porta da frente - segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa parcela representa 23,9% da população brasileira. Em 2011, com o diploma de pós-graduação em Administração de Novos Negócios, deu forma ao sonho. Fundou a SEM BARREIRAS, que já inseriu mais de 500 pessoas com deficiência no mercado de trabalho em todo o Brasil. Confira a entrevista:
 
Como foi o início da SEM BARREIRAS?
R: Tinha muita vontade de empreender, mas queria conciliar o lucro com a geração de um impacto social positivo. A ideia surgiu de uma conversa com o meu pai e mentor, Nuno Lopes Alves: ele contou que a empresa que comandava tinha dificuldades na contratação de portadores com deficiência para atender a Lei de Cotas. Era a oportunidade que procurava para gerar impacto positivo com a inclusão desse público no mercado de trabalho e auxiliar as empresas.

 
A SEM BARREIRAS, então, é uma empresa que ajuda pessoas, não uma ONG, como vocês ganham dinheiro?
R: Oferecemos um portfólio de consultoria às empresas, e a partir da necessidade de cada uma, seguimos com o processo de recrutamento, seleção e capacitação. Há também a análise de acessibilidade física e tecnológica, para saber se as companhias precisam fazer adaptações em suas instalações para receber o novo funcionário.
 
 
E para as pessoas a capacitação é gratuita? É aberta a todos?
R: A capacitação é gratuita aos portadores com deficiência de todo o Brasil. As capacitações acontecem de forma contínua, e sempre temos turmas abertas. Para se inscrever, basta acessar o sembarreiras.com.br. Podem ter acesso ao projeto todas as empresas que queiram empregar e todos os portadores com deficiência que queiram uma colocação. Nosso objetivo é incluir de forma efetiva e quebrar as barreiras físicas, culturais e tecnológicas que impedem isso. Já inserimos mais de 500 pessoas no mercado de trabalho.
 
Fonte: Revista VERO (Edição Abril de 2015 - Pág 18A)


Validação Css
w3C
Linkedin SemBarreiras
Twitter SemBarreiras
FaceBook SemBarreiras