Acompanhantes de deficientes têm direito a desconto em passagens
Dentre as muitas dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, uma das mais graves está nas viagens de avião. A falta de sensibilidade e cidadania das empresas aéreas, que não treinam adequadamente seus funcionários para o atendimento a essas pessoas, gera diversos casos de constrangimento e mesmo humilhações na hora do embarque e desembarque. Muitas pessoas com deficiência relatam problemas com seus equipamentos – cadeira de rodas, bengalas, coletes – em virtude da ausência de boas condições para transportar equipamentos frágeis e delicados. O desconforto e a insegurança dentro da aeronave são outros fatores que geram reclamações.
O alto custo financeiro das viagens também é um problema, pois muitas pessoas com deficiência necessitam levar um acompanhante em suas viagens. Assim, precisaria pagar duas passagens ao invés de apenas uma. No entanto, visando a baratear esse custo e facilitar o transporte aéreo de pessoas com deficiência, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) baixou uma norma, determinando que as empresas de aviação concedam um desconto de 80% na passagem do acompanhante. O desconto não vale para o deficiente, mas sim, para a pessoa que viaja com ele. Para consegui-lo, é necessário seguir alguns procedimentos.
No momento da reserva da passagem, a pessoa com deficiência deve informar sua condição médica e que precisará de um acompanhante durante o vôo. Assim, a empresa fornecerá um Formulário de Informação Médica (Medif), que deverá ser preenchido pelo passageiro deficiente e por um médico, acompanhado de um laudo do profissional de saúde, dando detalhes sobre a deficiência e a necessidade do acompanhante. Esses documentos são, então, enviados para a empresa aérea, que os submeterá a um médico e ele dará a palavra final. Em caso positivo, a pessoa deverá retirar as duas passagens na companhia aérea. A reserva, segundo uma funcionária da Gol Linhas Aéreas, deve ser feita com 72 horas úteis de antecedência. Esta norma vale para todas as companhias aéreas em todo o território nacional.
Mais informações:
Faça o download do Panfleto de Acessibilidade da Anac
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) – www.anac.gov.br ou 0800 725 4445
7 Comentários
ASSOCIAÇAO SURDOS POVOS BRASIL
SAO PAULO 24 junho de DE 2013 BRASIL / joao
OLA
SURDO MUDO
EU MEU GRANDE UM FORTE ABRAÇO SAUDE DEUS VOCE LEMBRA OBRIGADO AMIGO
JOAOSURDO2012@gmail.com / gmail
JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM / FACEBOOK
oovoo: JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM/
JOAOSURDO2012@HOTMAIL.COM / MSN
oovoo: joaobvs3 /
oovoo: vaniasurda2011@hotmail.com/
Bom Dia Senhores,
Isso é muito bom.
Agiora deixo uma pergunta: nas viagens internacionais tem alguma politica?
Será que isso vale quando o deficiente é criança?
acho que o portador de deficiencia deveria ter o passe livre aereo assim como tem no transporte terrestre,e o acompanhante ter os 80 por cento de desconto na pssagem muito justo nao acham?boa tarde
Muito bom esta iniciativa,gostaria tbm de saber se nos ônibus,tem tbm este desconto?Seria bom mas quero dizer ônibus para viagens.
E a pessoa com deficiência ainda tem que provar que tem deficiência… e ainda tem que ficar condicionada a um parecer médico… deficiência não é doença gente. Ok já alivia na despesa de viagem, mas eu posso ser uma pessoa com deficiência, necessitar de acompanhante e resolver viajar de um dia para o outro… a aí? Não tenho esse direito? Precisa ver como desburocratizar essa medida.
Já comprei minha passagem, avisei que era cadeirante que precisava de assistência para embarque e a empresa não me disse que eu teria direito a este desconto. Concordo plenamente com a Niusarete. Sou cadeirante, não sou doente, preciso sim de acompanhante e nada mais justo que ter o direito a este desconto… As agências têm pessoal totalmente despreparado… Vou voltar lá e exigir meu desconto…