Calendário mensal em que cada mês é representado por uma criança ou pessoa com deficiência

Calendário Inclusivo traz fotos de pessoas com deficiência

24/01/2016 Notícias 0
Jovem sorrindo em uma mesa de maquiagem e segurando vários pinceis

Thais Mantovani, 28, vai estampar o mês de dezembro do calendário

Um projeto idealizado por uma jornalista e uma publicitária tem o objetivo de trazer à sociedade fotos de pessoas com alguma deficiência, seja física ou intelectual, mostrando que elas também podem exercer tarefas comuns para todos.

O ‘Calendário Inclusivo’, desenvolvido por Simone Martins e Fernanda Terribile, traz 12 pessoas com deficiência em fotos que estarão disponíveis em um um calendário que será comercializado no valor de R$ 10. Os interessados em adquirir o calendário podem entrar em contato pela fanpage do facebook (no final da matéria) e solicitar o envio por correio.

De acordo com Simone, a ideia surgiu no ano passado junto com a amiga Fernanda. “A Fernanda tem um filho com deficiência. Ela me procurou com a ideia de promover algo que fosse relacionado com a inclusão social. A partir disso, tivemos a ideia de fazer um calendário com as pessoas com deficiência e doar a renda para instituições que cuidam dessas pessoas”, conta.

Em setembro de 2015, uma exposição intitulada “Olhar obre as diferenças” foi feita no Shopping Iguatemi, em Campinas, na qual seis fotógrafos reuniram trabalhos que serão reproduzidos no calendário inclusivo.

“Fotógrafos convidados clicaram crianças e adolescentes que retrataram a rotina de pessoas com deficiência e que são muito parecidas com as da gente” diz Simone. As fotos do calendário foram escolhidas junto com as mães dos fotografados e toda a renda da venda será revertida para quatro instituições que cuidam de pessoas com algum tipo de deficiência.

Uma das fotografadas é Thais Candiani Mantovani, de 28 anos. Formada em biomedicina, Thais possui mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Para ela, o projeto mostra que as pessoas com deficiência podem exercer funções semelhantes a qualquer outra pessoa.

“É uma maneira de inclusão e as pessoas ficam sabendo que, quem tem deficiência, também é capaz de realizar tarefas assim como as pessoas que não possuem deficiência”. Thais vai estampar o mês de dezembro.

O Calendário 2016 #porummundomaisinclusivo será lançado nesta segunda-feira (25) no Café Suplicy, no Shopping Iguatemi Campinas e reúne fotos assinadas por Cacá Dominiquini que clicou Lucas e Danilo; Camila Barros, autora das fotos de Clara e Luís; Kaká Pillat, que retratou Bruna e Gabriel; Giancarlo Giannelli, autor dos retratos de Matheus e Nina; Janaína Ribeiro com as fotos de Leandro e Thais e Tatiana Ferro, que fotografou Fabiana e Juliana.

Através da parceria de 19 apoiadores, a renda obtida com a venda será revertida para três instituições que cuidam de pessoas com deficiência: Adacamp, Pestalozzi, Pró Visão e para o Projeto Pernas de Aluguel, de inclusão pelo esporte.
O Calendário terá o custo de R$ 10, e estará à venda na Artzzi, Café Suplicy, Galuffi Outlet e Renata Ribeiro Acessórios.

* Matéria retirada da página #porummundomaisinclusivo no facebook (clique aqui)

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!