Garota em uma cadeira de rodas e um tubo respiratório na traquéia, vestida e maquiada como a boneca Barbie e, ao lado, vários vestidos

Finlandesa paralisada se veste como a Barbie para elevar sua auto-estima

06/05/2016 Deficiência Motora, Notícias 0
Cinco fotografias dispostas sobre um fundo bege em que apresenta uma garotinha tomando sorvete e quatro outras de uma jovem em cadeira de rodas e tubo respiratório na traquéia, produzida como a boneca barbie

À esquerda, no alto, Jasmin antes do acidente, aos 9 anos; nas demais, produzida como Barbie

Jasmin Britney, de 26 anos, nascida Katarina Koskiranta, é uma finlandesa paralisada do pescoço para baixo que não deixa sua condição física lhe impedir de viver da forma que mais lhe agrada, por mais que isto possa parecer um tanto inusitado para as pessoas ao seu redor. A jovem é a mais nova mulher a entrar na onda de pessoas que se vestem de acordo com personagens infantis, no caso, a boneca Barbie. “Amo ficar linda e a Barbie é definitivamente minha inspiração”, contou ao jornal “Daily Mail”.

Todos os dias, Jasmin gasta um tempo razoável para colocar a rotina de beleza em prática. “Eu acordo às 9h e às 10h minha assistente da escola chega. Somos como irmãs. Ela me ajuda com tudo, faz meu cabelo e maquiagem. Leva 45 minutos e, depois, estou pronta para ir para a escola”, contou. A finlandesa buscou inspiração na Barbie para se manter forte e enfrentar a paralisia por si própria, mas também por sua família, que ficou devastada após o acidente que a deixou tetraplégica aos 9 anos de idade. “Percebi que teria de ser forte não somente por mim, mas por eles. Então, busquei em minhas bonecas e nos contos de fadas uma inspiração”, disse.

Jasmin fraturou a coluna em um atropelamento que quase tirou sua vida e a deixou dependente de um tubo que liga a garganta ao pulmão para ajudá-la a respirar. “Minha vida mudou quando tinha 9 anos, então publico fotos para inspirar outras pessoas com lesões na coluna ou outros problemas. Eu me recuso a acreditar que não andarei novamente”. Ser a primeira Barbie humana tetraplégica a ajuda com a autoestima e também serve de consolo em meio às adversidades. “Vestir-me igual a Barbie é o que me faz seguir em frente”.

* Matéria retirada do site Cantinho dos Cadeirantes (acesse aqui)

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!