Brincadeiras para crianças autistas
Hoje, vamos falar de brinquedos e brincadeiras, que são essenciais para o desenvolvimento das crianças (autistas ou não).
Eu adoro comprar brinquedos, jogos, inventar coisas. Mas, às vezes, me frustro quando percebo que meus filhos preferem as embalagens ou não compreendem o uso funcional de cada brinquedo (quem nunca?). Porém, quem convive com o TEA precisa aprender que a palavra ‘desistir’ não faz parte do vocabulário.
Através da brincadeira, podemos desenvolver habilidades como a comunicação, a interação, o contato visual, a coordenação motora e, consequentemente, o aprendizado.
O mercado está cheio de opções, mas temos sempre que pensar no interesse da criança e no seu nível de desenvolvimento.
E como dinheiro não nasce em árvore e muitas vezes os brinquedos não duram uma semana lá em casa, podemos brincar usando nossa imaginação, criatividade e até nosso próprio corpo.
Vamos para as sugestões de brincadeiras “baratas”:
Batata quente; adoleta; soco-soco-bate-bate; estátua; cabaninha (usando lençol);
Brincadeiras sensoriais: bola de sabão; massinha (dá pra fazer em casa. Aqui tem receita;
Balão de encher; espuma de sabão ou xampu na hora do banho; luvas; esponjas, escovas;
Brincadeiras tradicionais: bambolês; boliche (pode ser confeccionado com sucata); bolas; quebra-cabeça e jogo da memória (pode fazer personalizado com fotos da família e amigos).
Durante a brincadeira, buque sempre compartilhar o olhar e elogiar o desempenho de sua criança.
Sugestões de temas, enviar para: fernandacavalieri@gmail.com
Conheça a Associação Fortaleza Azul – FAZ: facebook.com/fazbrasil – instagram.com/fortalezaazul
1 Comentário
Fernanda, vc é incrível! Sua palestra sábado na escola Espaço Inteligente foi motivadora e me permitiu ampliar de forma significativa o meu olhar sobre a inclusão e crer nas possibilidades q existem. Q fantástico descobrir pessoas engajadas como vc, pessoas q, de verdade, lutam por um mundo melhor! Vc, sua história de vida e seu conhecimento são inspiradores. Quero estar sempre de olho nas suas postagens e acompanhar seu trabalho, quero me sentir parte dessa luta! Um gde bj :*