Modelo com Síndrome de Down brilha em nova campanha da Levi’s
Em 24 de outubro, a conta de Instagram portuguesa da Levi’s partilhou a fotografia que arrecadou mais “likes” nos últimos meses. Nela, a modelo espanhola Marián Ávila aparece vestida com umas calças de ganga (calça jeans), camisa e blusão da marca e um sorriso orgulhoso de quem já se habituou a quebrar barreiras.
Quando tinha 21 anos, a jovem com Síndrome de Down realizou um dos seus maiores sonhos e rompeu com os preconceitos da indústria ao desfilar na Semana da Moda de Nova Iorque. Agora, com 23, é a cara de uma nova campanha da Levi’s, que quer representar mulheres que saem dos padrões de beleza considerados “normais”.
“Com esforço, tudo se consegue nesta vida. Confio em mim mesma, gosto de me maquilhar, gosto de me vestir, gosto que me penteiem. A moda faz-me sentir segura comigo mesma e também me emociona. Trabalho, sonho, magia e fantasia. Porque todas as mulheres têm de seguir em frente sem nunca se renderem”, diz a modelo no vídeo de apresentação da campanha.
Marián Ávila nasceu em Benidorm, na Espanha, e decidiu, desde pequena, que queria ser modelo e atriz. Em 2016, surgiram os primeiros convites para desfilar para a marca Lina Lavin e, no ano seguinte, a primeira grande campanha publicitária, para a cadeia El Corte Inglés, na Espanha.
Já em 2018, realizou o sonho de desfilar na Semana da Moda de Nova Iorque. Tinha 21 anos quando pisou a passarela, no dia 8 de setembro, para a estilista Talisha White, e se tornou a primeira modelo internacional com Síndrome de Down a participar do evento, onde usou vários vestidos de gala opulentes. Na mesma apresentação que celebrava a diversidade, esteve também a americana Tae McKenzie, usuária de cadeira de rodas.
“Senti-me muito feliz e adorei a passarela”, disse a espanhola à agência de notícias “Associated Press”, acrescentando: “Queria mostrar ao mundo que não há barreiras”.
Já a designer Talisha White afirmou que Ávila já estava revolucionando a indústria da moda e recebendo atenção de revistas e designers depois de aparecer no desfile. “Tem sido uma supermodelo ocupada e está conhecendo todo tipo de pessoas”. “The New York Times”, “Harper’s Bazaar” e “Vanity Fair” foram apenas algumas das publicações internacionais que lhe deram destaque. À última, contou que a paixão pela moda começou aos seis anos, quando já pintava a cara com aguarelas como se fossem maquilhagem.
Mais tarde, estudou em Madrid aulas de passarela, fotografia, styling, cabeleireiro e etiqueta, a sua favorita. “É importante saber se comportar, comer de forma elegante, ser educada e decidir as coisas com amabilidade”, afirmou. Na sua vida diária, aplicou esta disciplina nos seus hábitos alimentares e de exercício, que começou a mudar quando pisou a passarela pela primeira vez, em 2016. “Faço esporte todos os dias e como de forma muito saudável. Gosto muito de fruta e comida grelhada. Não como pastéis nem doces. Quero me cuidar e estar bem comigo mesma”, acrescentou.
Esta forma positiva de levar a vida a levou a cunhar o seu próprio lema: “eu consigo”. Marián também não tem medo de sair da Espanha e até já passou uma temporada estudando na Universidade de Oxford, no Reino Unido, com a irmã Ángela, que a ajuda a gerir a sua conta profissional no Instagram, onde já tem mais de 35 mil seguidores.
O próximo passo, diz, é entrar na universidade para estudar jornalismo. “Quero ser jornalista e escrever livros como os de J. K. Rowling (autora da célebre série infanto-juvenil Harry Potter)”, revelou à “Vanity Fair”. “Também estou estudando numa escola de atores de Madrid. Adoro a Emma Watson e a Cameron Diaz. Gostaria de ir a Los Angeles, fazer um filme e ser uma estrela. Tudo se sonha. E os sonhos tornam-se realidade”.
* Matéria do site português NiT
Sem nenhum comentário