Cadeirante denuncia maus-tratos em presídio no Paraná

16/08/2022 Deficiência Física, Notícias 0

Um cadeirante, de 33 anos, denunciou uma série de maus-tratos que sofreu durante o período em que esteve detido no Paraná. João, nome fictício, foi submetido a condições insalubres sem atendimento médico adequado no Complexo Médico Penal (CMP). Os detalhes do processo foram obtidos pelo Metrópoles.

A vítima entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); João pede R$ 243,3 mil em razão de danos morais, estéticos e materiais que alega ter sofrido. “Este ser humano passou fome, sede, dias em meio a suas necessidades, sofreu a humilhação de ter que se arrastar pela cela em busca de ajuda, ajuda esta que era dada, de forma incapacitada, pelos próprios companheiros”, detalham os advogados Jefferson Silva e Rafael Boaretto Höschele, que representam a vítima, na petição inicial.

No documento, eles contam que João “sentiu seu corpo ser comido de dentro para fora, viu seu corpo se degenerar, com o passar dos dias, semanas, meses”, e que o preso deixou de tomar remédios que não eram administrados.

“O sentimento de queimação e dor a cada momento que urinava, uma infecção que alcançava suas partes íntimas, o medo de perdê-las. Sonda não trocada, anemia que o enfraquecia, vida que se esvaía. Desespero, terror, impactos psicológicos que sente até o dia de hoje, cicatrizes que para sempre o lembrarão dos dias de tortura suportados no Complexo Médico Penal do Paraná”, contam os advogados.

Dentro do complexo penitenciário, João chegou a ficar quatro dias entre as próprias fezes e urina. Por conta das restrições impostas pela deficiência, ele precisava de ajuda para necessidades básicas e chegou a usar fraldas. Além disso, desenvolveu anemia e teve infecções urinárias por conta das sondas.

As péssimas condições de higiene levaram com que surgisse uma bactéria na região íntima, que avançou para outras regiões do corpo, como costas, braços e pernas. Por conta do risco de contágio, ele precisou ser isolado de outros presos.

* Matéria de Luiza Lopes, do site Diário do Centro do Mundo

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!