Fortaleza realiza a III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Fortaleza e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Fortaleza (Comdefor) realizam a III Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência (acesse aqui a programação do evento e aqui a programação dos terminais de ònibus). O evento acontece nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, das 8h às 18h, no Cuca do José Walter, à Rua 69, s/n – Jose Walter. O tema do encontro será Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência – Construindo uma Fortaleza mais inclusiva.
A expectativa, de acordo com a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura, é reunir 270 pessoas da sociedade civil, entidades e organizações ligadas à área e representantes governamentais. Todas as vagas já foram preenchidas. A programação contará com a palestra magna, com o tema central da conferência, de Mário Maia, advogado e ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e da ativista Maria da Penha. O evento contará ainda com a apresentação cultural de Guilherme Dantas e Norton Lima e do grupo de teatro do Instituto dos Cegos.
“Esse é um momento muito importante de discussão para avaliarmos no que avançamos, no que ainda podemos avançar. Precisamos continuar eliminando as barreiras que ainda existem, sejam elas atitudinais, urbanísticas, arquitetônicas, de comunicação, de transporte, sejam quais forem. Precisamos, ainda, avançar na luta anticapacitista, que invisibiliza e exclui as pessoas deficiências”, destaca o titular da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência e presidente do Comdefor, Emerson Damasceno.
A Conferência Municipal será preparatória para a Conferência Estadual, que será realizada em 2024, e, por consequência, a Nacional, também no ano que vem. Flávio Arruda, militante da causa da pessoa com deficiência, ressalta a importância política e de representatividade do evento, lembrando que é um resgate histórico de oito anos. “A última edição da Conferência ocorreu somente em 2015, ou seja, oito anos atrás”, afirmou. Ele diz que o segmento tem pouca maturidade política, compreende pouca as instâncias, suas funcionalidades e a Conferência seria um espaço para mudar este quadro e criar uma perspectiva mais inclusiva.
O processo de conferência é um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização, cuja principal característica é reunir governo e sociedade civil, entidades organizadas no âmbito dos municípios, para debater políticas públicas para as pessoas com deficiência para os próximos anos.
Durante a conferência, serão debatidos os seguintes eixos: estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e Acessibilidade; os desafios para a comunicação universal.
Serviço:
Conferência Municipal de Pessoa com Deficiência
Data: Segunda-feira (13/11)
Horário: 8h às 18h
Local: Cuca José Walter (Rua 69, s/n – Jose Walter)
Sem nenhum comentário