Bebê com Síndrome de Down sorri, de bruços, apoiado nas mãozinhas e mostrando a linguinha

Albert Einstein será centro de referência do Brasil

13/02/2025 Deficiência Intelectual, Destaques, Notícias 0

O Hospital Israelita Albert Einstein fará parte do Projeto Trissoma Humano – América Latina (HTP – LAN – na sigla em inglês), uma das 5 propostas contempladas para compor o Programa de Desenvolvimento de Coorte de Síndrome de Down (DS-CDP – na sigla em inglês). Financiada pelo National Institutes of Health (NIH), dos EUA, a iniciativa faz parte do Projeto INCLUDE e tem como objetivo criar uma ampla plataforma de dados para estudar a síndrome de Down desde o nascimento até a idade adulta, promovendo uma compreensão mais profunda da síndrome e de suas condições de saúde relacionadas.

A Síndrome de Down é uma condição genética que resulta da presença de um cromossomo 21 extra. Pessoas com síndrome de Down têm um risco aumentado para diversas condições de saúde, mas por outro lado, são naturalmente protegidas contra outras. Ao longo de todo o projeto, serão investidos 20 milhões de dólares para todos os centros, e na fase inicial, que cobrirá os dois primeiros anos de atividades, o financiamento será de 2,7 milhões de dólares para as pesquisas, com o objetivo de iniciar o recrutamento de participantes em 2025. Além do recente financiamento a ação também é apoiada pela Global Down Syndrome Foundation (GLOBAL), pela Anna and John J. Sie Foundation e pela University of Colorado School of Medicine.

No Brasil, o Projeto Trissoma Humano será liderado pela Dra. Ana Claudia Brandão, médica do Centro de Especialidades Pediátricas do Einstein, e pela pesquisadora Bruna Lancia Zamperi, PhD, líder científica do projeto. Na América Latina, além do Brasil, participam da pesquisa: México, Colômbia, Argentina e Chile, com apoio adicional à Venezuela e Bolívia.

Todos os centros financiados adotarão um protocolo comum que envolverá a caracterização clínica e a coleta de material biológico. No Brasil, o projeto também conta com o apoio do Instituto Jô Clemente e da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).

* Texto retirado do site da Revista Reação

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!