Cearense é primeiro paraplégico a participar do Rally dos Sertões
O primeiro paraplégico a participar do Rally dos Sertões, a principal competição off-road do País e uma das maiores do mundo em percurso e quantidade de inscritos, é um cearense. Antônio Cavalcante, 49, compete de igual com os outros 45 competidores de sua categoria, a de UTV (veículo intermediário entre um carro e um quadriciclo), apesar de não movimentar as pernas. Em um carro adaptado, ele iniciou o percurso de Goiânia a Fortaleza no último domingo, 19, e concluirá no próximo sábado, 25.
Antônio ficou paraplégico aos 13 anos, após cair do terceiro andar do prédio em que morava com os pais e duas irmãs em Fortaleza. O acidente o deixou um ano conseguindo movimentar apenas o pescoço e a cabeça, temendo que pudesse ficar tetraplégico. Uma cirurgia recuperou os movimentos do resto do corpo, exceto das pernas.
A cadeira de rodas não impede que Antônio possa fazer o que gosta, entre maratonas, jogos de basquete e competições de tiro ao prato. A participação no Rally dos Sertões pediu do competidor 90 dias de treino na academia para que ele pudesse se adaptar às 8 a 9 horas por dia dirigindo, em um percurso de 3.607 km.
De Goiânia a Fortaleza, passando por Bahia, Piauí e outros estados, Antônio terá uma equipe de 17 pessoas para o auxiliar, além de um amigo que convidou para ser seu navegador. Uma das maiores motivações é que, na linha de chegada, a família o espera.
* Matéria do Jornal O Povo
Sem nenhum comentário