Projeto Unifor/Funcap vai formar facilitadores em Cidadania PcD

12/12/2023 Capacitismo, Facilitadores PcD, Notícias 0

Pesquisa-Ação Cidadania e Pessoas com Deficiência irá formar 30 facilitadores com deficiência

A disciplina Homem e Sociedade, do curso de Direito da Unifor (Universidade de Fortaleza), ministrada pelo professor Clésio Arruda, aprovou, junto à Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) o projeto Cidadania e Pessoa com Deficiência: Formação de Facilitadores para a Promoção da Acessibilidade e da Equitatividade. O blog Sem Barreiras entra como parceiro do projeto na condição de aconselhamento e orientação na criação de oficinas de comunicação social. Serão selecionadas trinta pessoas com deficiência – dez deficientes visuais, dez deficientes auditivos e outros dez com deficiência motora – para atuar como facilitadores de ambientes virtuais voltados à acessibilidade.

Além do professor Clésio, participam do projeto Marina Cartaxo (orientadora da área jurídica), Victor Vasconcelos, do blog Sem Barreiras (consultor de comunicação), Sheila Pires (consultora em saúde coletiva) e Yanne Sibéria (estagiária de direito). Os facilitadores deverão promover debates, webinários, lives e entrevistas relacionadas aos temas de interesses das pessoas com deficiência, particularmente sobre os direitos fundamentais, as legislações ordinárias específicas e as políticas públicas direcionadas para a promoção da acessibilidade e da equitatividade. Os facilitadores receberão orientação e informação acerca das responsabilidades dos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como dos trâmites de funcionamento para o atendimento dos direitos da pessoa com deficiência, dotando-os para a organização e facilitação das ações de orientação nos ambientes virtuais.

Em termos de metodologias a serem aplicadas, trata-se de uma Pesquisa-Ação em que se destacam quatro instrumentos: Grupo Focal, Rodas de Conversas Temáticas, Oficinas de Comunicação Social e acompanhamento e proposições de acertos. Serão formados três grupos focais, visando levantar questões concernentes aos direitos, às políticas públicas relevantes apontadas pelos participantes e às necessidades relativas ao desenvolvimento de comunicação virtual. Os temas acordados nos grupos focais serão aprofundados nas rodas de conversa com especialistas convidados e/ou docentes da Unifor. Nas oficinas, os participantes atuarão na produção de mídias para ancoragem nas plataformas (Instagram, YouTube, Tiktok e blogosfera), ministrada por profissional de comunicação, com apoio de intérprete de Libras e/ou audiodescrição, de acordo com a necessidade do grupo. Por fim, será realizada uma pesquisa de acompanhamento e avaliação junto aos inscritos nas redes de comunicação, após período de incubação, que se realizará na fase de “Oficinas de comunicação social”.

Os interessados em participar do projeto, na condição de facilitadores, deverão obedecer aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos, ter acesso à internet, ter um perfil nas redes com no mínimo 50 seguidores e ter feito pelo menos três postagens no segundo semestre de 2023. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: cidadaniapcd@gmail.com.

Receba um e-mail com atualizações!

Assine e receba, gratuitamente, nossas atualizações por e-mail.

Eu concordo em informar meu e-mail para MailChimp ( more information )

Nós jamais forneceremos seu e-mail a ninguém. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Compartilhe:

Sem nenhum comentário

Deixe o seu comentário!