Fortaleza tem menor percentual de rampas entre as grandes cidades
Fortaleza é a cidade com menor proporção de rampas de acesso a cadeirantes entre os municípios com mais de um milhão de habitantes. Os dados são de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta sexta-feira, 24. Segundo o levantamento, apenas 1,6% das ruas oferecem rampas de acesso. Porto Alegre é a cidade que apresenta o maior índice, com 23,3%.
A ocorrência de rampa para cadeirantes próxima ao domicílio variou de apenas 1,6% (Norte e Nordeste) a 7,8% (Sul e Centro Oeste). A pesquisa mostra que não há rampas de acessibilidade nas proximidades de 95,3% dos domicílios urbanos no país. Esse é o item de circulação menos presente em torno das casas. Por outro lado, a iluminação chega a 96,3%, e ruas estão pavimentadas em 81,7% dos domicílios no país.
Com base no Censo 2010, o IBGE estudou as condições de infraestrutura nas proximidades de 96,9% dos domicílios brasileiros, onde vivem 84,4% da população. Embora os percentuais da presença de rampas para deficientes sejam baixos em todas as regiões, Centro-Oeste e Sul têm o índice mais elevado, ao atender 7,8% dos domicílios. No Norte e no Nordeste, há rampas ao redor de apenas 1,6% das casas e no Sudeste, em 5%.
* Texto adaptado de matéria do Jornal O Povo
1 Comentário
A FORTALEZA BELA HEM VICTOR!CONCORDO COM VIVER NOSSO DIA A DIA!!BOM DIVULGAR abraços BOM FIM DE SEMANA Célia