Quem somos
Blog Sem Barreiras é um espaço de discussão e debate dos Direitos Sociais, com ênfase na pessoa com deficiência. Somos mais de 40 milhões de cidadãos e cidadãs do país inteiro, com alguma deficiência, seja física, sensorial, intelectual ou múltipla (veja aqui). Porém, sofremos com uma terrível invisibilidade social (aqui, aqui e aqui), que impede a sociedade e os governos de enxergar nossos verdadeiros e cruéis problemas. A fonte desta invisibilidade é o capacitismo (aqui e aqui), termo utilizado para retratar o preconceito sofrido contra a pessoa com deficiência. É, portanto, a maior barreira a ser combatida.
A pessoa com deficiência não é vista como sujeito ativo e participativo da sociedade, capaz de exercer sua cidadania, estudar, trabalhar, produzir, namorar, constituir família e dar retorno a esta mesma sociedade, o fruto do seu trabalho. Somos vistos por muitos como pessoas doentes que merecem cuidados e proteção. Sim, temos uma doença, a grande maioria de origem e causas desconhecidas, mas não somos coitadinhos nem merecedores de pena e compaixão. Diagnóstico não é sentença. Exigimos respeito e que nossos direitos sejam respeitados, aqui.
Nossa jornada começou em 2009. Juntamente com o também jornalista Fred Miranda, criei o programa de rádio de mesmo nome, Sem Barreiras, programa semanal de entrevistas, que seriam veiculadas na Rádio Universitária FM. Gravamos seis programas pilotos, mas não foram ao ar. O projeto ficou guardada na gaveta até renascer em setembro de 2011, em outra plataforma. A internet ainda era bastante incipiente no estado do Ceará e Sem Barreiras foi o primeiro produto jornalístico a abordar a pessoa com deficiência.
A partir do lema Acessibilidade e Cidadania Andam Juntas, Sem Barreiras buscou apresentar ao seu público os diversos tipos de deficiência, as Páginas Especiais, contando um pouco de suas origens, causas, diagnósticos e formas de tratamento. Criamos também o Histórias de Vida, relatos de pessoas com deficiência da sua experiência com a deficiência, histórias verdadeiras e muito humanas de sofrimento, renúncias, dificuldades, mas vitórias, muitas vitórias. Essas histórias não criam heróis, criam seres humanos.
A partir de 2019, Sem Barreiras sentiu a necessidade de ocupar um espaço mais abrangente e passou a abordar temas de racismo, homofobia, misoginia e outras formas de preconceito. Assumimos, assim, nosso lugar no espectro dos Direitos Sociais. Capacitismo, racismo, homofobia, machismo, xenofobia, classicismo e outros possuem a mesma espinha dorsal, bebem da mesma fonte. Consolidávamos o lema Acessibilidade e Cidadania Andam Juntas e evoluíamos, criávamos um segundo: Mais Inclusão Menos Capacitismo. Queremos mais direitos, mais igualdade, mais oportunidades e menos preconceitos, menos ideias pré-concebidas do que podemos ou não podemos fazer. Juntem-se a nós nessa caminhada.
CRIADOR
Sem Barreiras foi criado pelo jornalista Victor Vasconcelos, formado em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Ceará, em julho de 2000. Nascido com Osteogênese Imperfeita, enfrenta as dificuldades de uma cidade sem infraestrutura para pessoas com mobilidade reduzida – calçadas esburacadas ou obstruídas, ruas sem sinalização adequada, dificuldades com transporte. Profissionalmente, atuou como assessor de imprensa de várias entidades e associações, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas por duas gestões e compôs a equipe de jornalistas da Prefeitura Municipal de Fortaleza, durante as gestões da petista Luizianne Lins (2004-2010). Além disso, escreve, regularmente, para o blog Brasil 247 (clique aqui).
MÍDIAS SOCIAIS
FACEBOOK: https://www.facebook.com/blogsembarreiras
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/blogsembarreiras
TWITTER: https://www.twitter.com/sembarreiras77
YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/blogsembarreiras
NEWSLETTER: Envie-nos um e-mail para jornalista77@gmail.com e peça seu cadastro
FÓRUM SEM BARREIRAS
Em 2016, na comemoração dos cinco anos de Sem Barreiras, foi realizado o I Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania, no auditório Abelardo Costa Lima, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com uma discussão sobre as dificuldades de locomoção das pessoas com deficiência em Fortaleza. Participaram os militantes dos Movimentos de PcD’s Nadja de Pinho Pessoa, Daniel Melo de Cordeiro e Flávio Arruda e as professoras da UFC, Zilsa Santiago, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e Cristiana Brasil Rebouças, do Departamento de Enfermagem. Em um segundo momento, participaram Fátima Dourado, Fátima Braga, Ruth Cavalcante e Célia Regina, que contaram histórias de dificuldades e superação de crianças com deficiência. Veja aqui. Em 2017, aconteceu o II Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania, no auditório do Sebrae-CE. Sem Barreiras homenageou Nadja de Pinho Pessoa, falecida em julho de 2017, com a exibição de um vídeo documentário (assista aqui) e a entrega de uma placa a sua irmã, Kátia Pinho. Em seguida, debateu Educação Inclusiva, com as participações do vereador e educador Guilherme Sampaio (PT), a militante e psicóloga Ana Beatriz Praxedes e os educadores Paulo Roberto Cândido e Amália Simonetti. Veja aqui.